Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Os gatilhos mentais são extremamente poderosos para qualquer estratégia de venda, e independente da pessoa saber ou não deles, eles vão funcionar.
Existem cerca de 50 gatilhos mentais e eu falo sobre eles com profundidade em meu treinamento Gatilhos Mentais 10x.
O erro número 1 que você provavelmente está cometendo
Cerca de 90% das empresas e profissionais estão vendendo seus produtos ou/e serviços de forma totalmente errada, eles focam seus esforços de marketing e vendas em passar informações e características para seus clientes, esse modelo afeta uma área do cérebro humano que não ajuda muito na decisão de compra, ou seja, o neocórtex.
O neocórtex é responsável por processar as informações de forma lógica e totalmente racional, quando você apresenta as caraterísticas do seu produto vai estar atendendo essa parte.
O primeiro conceito que você deve ter em mente para gerar vendas e aumentar os resultados financeiros, é que toda decisão de compra é tomada em nível emocional e é justificada pela razão. Então primeiro temos que alcançar as emoções, para depois ajudar o cliente a justificar essa decisão.
Como vender mais alcançando as emoções das pessoas?
O primeiro passo para vender mais é alcançar as emoções de seus clientes, e para fazer isso você deve utilizar os poderosos gatilhos mentais.
Os gatilhos mentais conversam diretamente com o sistema límbico das pessoas, influenciando-as diretamente a nível emocional. Quando você utiliza corretamente os gatilhos mentais consegue fazer com que o seu cliente deseje o seu produto antes mesmo que apresentá-lo a ele.
Após fazer isso você deve conhecer as barreiras que impedem o seu cliente de comprar o seu produto ou serviço, quando você sabe delas antecipadamente consegue ajustar sua comunicação afim de eliminar essas barreiras e promover a venda do seu produto de forma muito mais efetiva.
Qual a razão dos Gatilhos mentais funcionarem tão bem?
Os gatilhos mentais atingem diretamente a parte do cérebro responsável pelas decisões, quando eles são ativamos de forma correta você consegue criar o estado apropriado em qualquer pessoa para gerar vendas, fechar contratos, estabelecer parcerias etc.
Como comentado acima, existem dezenas de gatilhos mentais, porém irei deixar abaixo 3 que você pode utilizar de forma rápida e já comprovar a efetividade deles:
Gatilho Mental da Escassez
Esse gatilho ativa o estado de urgência na pessoa, em vendas faz com que o seu cliente indeciso tome uma decisão rápida a respeito da compra do seu produto ou serviço. Esse gatilho é muito poderoso e sempre deve ser utilizado de forma ética.
Para ativar esse gatilho procure limitar a sua oferta a um determinada quantidade de pessoas, ou ofereça algo como desconto, bônus, premiações etc para as mesmas. Você também pode delimitar uma data para o encerramento da oferta, quando você faz uma oferta restrita pela quantidade ou pelo tempo consegue ativar o comportamento de urgência nas pessoas, fazendo com que elas saiam do estado de inércia e entrem em ação.
Gatilho Mental da Reciprocidade
Esse gatilho mental ativa a necessidade de retribuição na pessoa, em vendas faz com que o cliente sinta internamente uma “obrigação” em retribuir algo a você, no caso a compra de um produto. Esse gatilho faz com que o cliente também baixe a guarda e fique muito mais aberto a receber a oferta.
Para ativar o gatilho da reciprocidade você deve primeiro oferecer algo de valor para o seu cliente, isso pode ser uma informação, uma amostra gratuita, uma experiência positiva, não importa, o seu cliente deve sentir que o que ele está recebendo de você seja realmente importante para ele, e você deve entregar de forma gratuita, internamento a pessoa vai se sentir na obrigação de retribuir a você.
Um exemplo clássico e prático desse gatilho é encontrado em dois momentos bem comuns da nossa vida cotidiana, o primeiro é quando você recebe um elogio, frequentemente você busca elogiar a pessoa de volta, não é mesmo? O outro é quando você é convidado para alguma festa ou evento por um amigo ou conhecido, normalmente na próxima oportunidade que você tiver, irá convidar a pessoa também.
Gatilho Mental da Curiosidade
O gatilho mental da curiosidade ativa um processo extremamente poderoso no cérebro, normalmente ele abre uma janela de pensamento incompleto na pessoa, e nosso cérebro fica com essa janela aberta até que a informação que esteja faltando seja completada.
Esse estado faz com que a pessoa busque a informação de forma bem assertiva, fazendo com que a sua marca fique na mente do seu cliente ou, faça ele tomar uma ação que você queira que ele faça.
Para ativar o gatilho da curiosidade procure dar informações incompletas que fazem a pessoa querer saber mais, ao fazer isso fará com que o potencial cliente aja para alcançar o seu objetivo.
Um exemplo bem comum desse gatilho é visto quando as pessoas falam do “Que” sem falar o “Como”, a pessoa satisfaz uma parte, porém a outra ela vai buscar e nesse momento você pode oferecer um produto ou serviço que a ajudará.
Só preciso disso para vender mais?
Esse é a apenas o começo, para poder aprofundar mais assista o vídeo acima desse artigo, nele eu mostro algumas estratégias avançadas para que você consiga gerar resultados realmente satisfatórios em seu negócio.
Nesse breve treinamento você vai saber:
- Como vender na era da informação
- Como alcançar o sistema límbico
- As principais barreiras que impedem a pessoa de comprar seu produto ou serviço
- Os poderosos processos de venda
- Os 7 passos essenciais para gerar até 10x mais vendas
- Os 5 princípios básicos para conseguir grandes resultados
Depois desse breve vídeo você certamente vai colher resultados interessantes em sua vida profissional. Esse é apenas uma pequena parte de um treinamento avançado chamado “Gatilhos Mentais 10x“, onde eu realmente revelo em profundidade toda a psicologia por trás das vendas.
Esse é um treinamento que abro apenas 2 turmas por ano, caso você clique e não esteja aberto cadastre-se na lista de espera para receber as novidades.