Os 3 maiores desafios da era digital

Tempo de leitura: 4 minutos

Contrariar a realidade não a altera: o mundo mudou e, hoje, o digital impulsiona e define fortemente as dinâmicas internacionais, fazendo com que se torne verdadeiramente complexo acompanhar todas as mudanças que, no dia-a-dia, se manifestam.


A nossa rotina é hoje criada, influenciada e mesmo regida pelas dinâmicas do mundo online e, sem que nos apercebamos, a verdade é que quase todas as estruturas da nossa vida têm os seus pés fincados na inovação tecnológica.


Nunca o mundo avançou de uma forma mais rápida. Dispositivos móveis nascem e tornam-se obsoletos em apenas alguns meses e todos os dias existe uma novidade no campo da tecnologia.


Para os mais velhos, esta é uma dinâmica impossível de acompanhar, já que a resistência lhes é natural. Por outro lado, os jovens da geração Millennial parecem ter sede desta rotina e apostam fortemente nela.


Hoje, a Internet já não é um espaço que exista apenas para dar resposta a necessidades lúdicas. É também um meio onde proliferam as oportunidades de negócio, onde podem ser criadas estruturas laborais e através do qual são geridas as dinâmicas financeiras de vários países.


Aproveitar este tipo de mudança pode ser extremamente benéfico para a vida de uma pessoa, já que se torna possível uma aposta empreendedora na carreira que sempre sonhou. Ainda assim, todas as novidades do mundo digital não deixam de acarretar consigo riscos e desafios incontornáveis.


A escalada para o sucesso, na era digital, é feita a par com este tipo de dificuldade, o que faz com que apenas os mais motivados consigam, efetivamente, manter um espírito ativo e que permita a concretização.
Venha conhecer os 3 desafios mais persistentes da era digital.

1. Uma dinâmica que desmoraliza


Se é uma das pessoas que tem tendência para desmoralizar, provavelmente não irá gostar muito do que encontra no meio digital.
Plataforma adequada para o desenvolvimento de negócios, a Internet tornou-se um espaço de proliferação negocial. Isto significa, no fundo, que não só as lojas e empresas físicas começaram a migrar para a Internet, como novas lojas online e mercados exclusivamente digitais proliferaram.


O crescimento da Internet como espaço de promoção de uma vida profissional criou, como é evidente, uma saturação de mercado, onde a concorrência é altamente acentuada e conseguir o destaque de uma ideia ou empresa se torna altamente difícil.


Esta dinâmica pode fazer com que, no processo, um empreendedor se sinta desmotivado. E, por isso mesmo, procurar a motivação, através de frases para empreendedores ou de outras fórmulas motivacionais é, hoje, importantíssimo para que possa ter sucesso.


2. A rápida vida e morte dos produtos


A inovação trazida pela tecnologia faz com que o tempo de vida dos produtos e ideias de um determinado setor seja realmente muito curto.
O aparecimento de novos produtos – com novas potencialidades e caraterísticas – é imensamente rápido; sendo apenas acompanhado por uma igual celeridade na mudança das tendências, dos gostos e da procura por parte dos consumidores.


Se antigamente uma determinada peça de roupa era a tendência da estação, hoje é a tendência do dia, sendo rapidamente ultrapassada por outra. Da mesma forma, se o tempo dos nossos pais ditava que um telemóvel com um ano era novo; hoje vivemos uma realidade que faz com que, ao final de um mês, um smartphone novo seja, já, obsoleto.


Isto cria várias problemáticas, não só para quem tenta implementar um negócio de sucesso, como também para o próprio ecossistema global, na medida em que aumenta a quantidade de lixo eletrónico e faz com que se ponha em causa o próprio meio ambiente.


3. Dificuldades de gestão logística e de conhecimentos


O avanço das tecnologias também oferece dificuldades ao nível da especialização e competência da mão de obra, da obtenção de conhecimentos e da gestão logística de uma empresa.


Com o avanço rápido das estruturas torna-se, pois, muito difícil acompanhar todas as mudanças e aprender todos os conceitos que, diariamente, se renovam.


Além disso, o aumento da procura e da concorrência, obrigam à aplicação de estratégias integradas nessas mudanças, fazendo com que, mais do que nunca, sejam essenciais os conhecimentos sobre o marketing online, as dinâmicas das redes sociais. 


A obtenção deste tipo de conhecimento e a aplicação das estratégias essenciais para a conquista do sucesso é um processo moroso e que pode oferecer desafios concretos no que diz respeito à gestão logística das empresas online.


Felizmente, hoje, o mundo tem também tentado adaptar-se a esta dificuldade e alguns métodos, como o dropshipping, podem ser úteis para garantir que um empreendedor encontra apoio especializado para fazer este tipo de gestão, sem que tenha de perder tempo com esta questão.
Ainda assim, a evolução rápida das estruturas faz com que exista um certo grau de imprevisibilidade quanto ao potencial sucesso de um negócio, o que desafia fortemente quem avança por esta via.